quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia do Índio 19/04

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.a

O índio precisa mostrar seu valor, não sendo subjulgado como acontece desde o descobrimento. Precisa mostrar seu lado guerreiro, forte, bravo.

Se o índio não tivesse essas potências, não conseguiriam viver nas selvas antes dos portugueses chegaren,, e nem depois também.

A cultua brasileira atual tem grande parcela da cultura indígena, seja na alimentação, no vocabulário, nos gestos e até no costume de tomar banho....

A adoração pelas divindades da natureza, a falta de temor da morte, a crença na imortalidade da alma e do espírito, da cura através das ervas, do poder e da vida contida nos recursos naturais (água, terra, vento, sol, lua, pedra, plantas etc). Todas esta cultura está inserida por completo em nossa cultura atual. Eles são a origem.

Salve a força espiritual indígena do Brasil e toda a América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário