sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Saravá Fraterno

Chegamos ao fim de mais um ciclo... sabemos que o ano astrológico começará em 21 de março, quando realmente estaremos sob as influências de 2012, porém, hoje se finda um ciclo e temos que aproveitar para refletirmos sobre o que fizemos e o que faremos.... Por essa vitória de cumprir mais um ano com virórias e aprendizados, agradecemos por tudo o que fizemos, pelo que aprendemos com nossos Orixás, Guias e Mentores e pelos irmãos em Oxalá que conhecemos. Por tudo isso agradecemos a Deus e aos Sagrados Orixás e nossos mentores... e desejamos aos nossos irmãos um FELIZ ANO NOVO!!



Em 2012 seja feliz nos seus sonhos E tenha a felicidade de buscá-los... Seja feliz nos seus projetos E tenha a felicidade de realizá-los... Seja feliz nos seus desejos E tenha a felicidade de concretizá-los... Seja feliz nos seus sucessos E tenha a felicidade de obtê-los... Seja feliz sempre, em todos os momentos... ?Feliz 2012?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Yemanjá: A Mãe dos seres viventes

Saudações Fraternas

Estamos em dezembro, quando muitos irmãos umbandistas comemoram e saúdam a Mamãe Yemanjá, nos templos, terreiros e praias no sudeste do Brasil. essa comemoração se dá no dia 8 de dezembro devido ao sincretismo, pois o Orixá Yemanjá foi sincretizado como Nossa Senhora da Concceição e Nossa Senhora da Glória. Faz sentido, pois Yemanjá e Maria, Mãe de Jesus ou Nossa Senhora são a própria representação da Mãe Universal.

Em 2 de Fevereiro ela também é comemorada em quase todos o país. faz sentido se considerarmos o mês de fevereiro sob a regência de Aquario e Peixes, com respectivas influências de Saturno (Urano), e Júpiter (Netuno). Também há o sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes.

Yemanjá é um dos Orixás mais conhecidos e ao mesmo tempo, o que possui o maior número de informações desencontradas e algumas vezes, até mesmo controversas. Pesquisei em vários sites, li diversos livros, até revistas e impressos, e me impressionei como a cultura africana toma diversos aspectos diante da visão humana, e como perdemos algumas raízes ao adaptar os cultos e rituais. Encontramos algumas informações novas.