sábado, 30 de abril de 2011

Festa ao Povo Cigano 2011

No dia 22 de maio comemora-se o Dia dos Ciganos. Nos dias 24 e 25 de Maio comemora-se Sara Kali, a Padroeira dos Ciganos. Na verdade, a entrada do Sol no signo de Gêmeos (no dia 21 de maio), do elemento ar, que é o signo da comunicação e expressão, marca o início das vibrações das quais o Povo Cigano faz parte.



Há 13 anos, o Templo Vinha de Luz homenageia o Povo Cigano com uma festa iluminada, colorida, alegre, vibrante, com muita música e vibração energética.

No próximo dia 28/05/2011 se realizará a Festa Cigana 2011 do Templo Vinha de Luz.

Sâo apresentadas palestras e danças típicas dos povos que tem grande influência cigana em suas tradições até hoje. Árabes, Egípcios, Hebreus, Turcos, Romenos, Latinos...

E claro a presença dos mentores espirituais.. Ciganos e Ciganas nos presenteiam com sua vibração forte e alegre. Venham vibrar conosco nessa grande festa. SALUT

13º Rito em homenagem à Sara Kali: Festa do Povo Cigano

Templo de Umbanda VINHA DE LUZ
Rua Joaquim Rezende nº291 Freguesia do Ó (Próximo à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt)
Tel.: 11 2368-9051 c/ Débora
Cel.: 11 9277-8206 c/ Delma
Cel.: 11 6383-9484 vivo ou 11 7989-3203 oi ou 11 8843-2087 claro c/ Eduardo

E-mail: tuvinhadeluz@gmail.com

blog: http://templovinhadeluz.blogspot.com
Confirme sua presença pelo telefone! Teremos alegria e muita honra em recebê-lo.



Acesse o convite da festa : clique aqui

INTECAB/ SP e Templo de Umbanda Vinha de Luz com o as Afro-Brasileiras no Ato Inter Religioso no 1º de Maio da CUT: BRASIL ÁFRICA

Mãe Débora e o Templo de Umbanda Vinha de Luz com as Afro-Brasileiras representadas no 1º de Maio da CUT

CUT/SP

A data será comemorada pela CUT/SP com várias atividades que incluem um seminário internacional, oficinas culturais, exposição de livros, obras de arte, exibição de filmes, apresentação de manifestações culturais afro-brasileiras, gastronomia e ato inter-religioso privilegiando as religiões de matriz africana.

A convite da Egbomy Conceição Reis de Ogum, o Templo Vinha de Luz apoiará e acompanhará o INTECAB e estarão juntos neste evento.tão importante para as religiões de Matriz Africana.

Veja mais em: Ato Inter Religioso 1º de Maio BRASIL-ÁFRICA

terça-feira, 26 de abril de 2011

Festa de Ogum do Templo Vinha de Luz indicada no Jornal Diário de São Paulo.

20/04/2011
À imagem e semelhança de Jorge


Neste ano, Ogum será celebrado por muitos umbandistas antes ou depois da Semana Santa. O motivo é o mesmo pelo qual as datas das festas para São Jorge foram alteradas: a coincidência do dia de nascimento do orixá com o Sábado de Aleluia


Deise Machado de Oliveira


DIÁRIO SP

Se como manda o sincretismo, Ogum é São Jorge e São Jorge é Ogum, nada mais natural então que a mudança de data dos festejos de aniversário de um também seja válida para o outro. Muitos seguidores de umbanda no país (cerca de 4 milhões) optaram por render homenagens a Ogum antes ou depois da Semana Santa já que, este ano, o Sábado de Aleluia coincide com o aniversário de São Jorge.

O respeito à liturgia católica, bem como o fato de muitos umbandistas cultuarem os orixás sem abrir mão dos preceitos e rituais católicos, explicam a mudança. Em São Paulo, várias festas para Ogum foram agendadas de acordo com a coincidência. "Acho uma saída inteligente. A umbanda é sincretismo", defende o sacerdote Rubens Saraceni, de 60 anos.

Como ministro religioso da Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo (Aueesp), Rubens organiza uma festa que, anualmente, reúne de 2 a 3 mil pessoas na Mooca, Zona Leste da capital. Tradicional no domingo posterior ao 23 de abril, este ano ela será no 1 de maio.

"Não queremos colidir com ninguém. Queremos é uma festa sadia", observa o securitário Luís Renato da Silva, de 39 anos. "Umbandistas antigos estabeleceram um forte sincretismo com a Igreja Católica e isso perdura", diz o empresário Sergio Fontes, de 59 anos.

Origem/ A umbanda é uma religião brasileira. Surgiu em 1908 por obra do médium Zélio Fernandino de Moraes. No período de 1950 a 1970, registrou seu maior crescimento. Depois, estabilizou-se. Rubens Saraceni explica que ela mescla fundamentos do candomblé com o kardecismo e lembra que já foi alvo de preconceitos da Igreja Católica. Para burla-los, inclusive, foi que umbandistas começaram a se apoiar no sincretismo: aparentavam louvar santos, mas celebravam orixás.

"Hoje sofremos preconceito ainda, mas por parte de outras religiões. Conheço umbandistas cujas casas foram apedrejadas e que foram pressionados pelo chefe a abandonar a religião", conta Rubens. Uma das ideias erradas sobre a umbanda, observa, é que o sacrifício de animais faz parte dos rituais.

Festas ao orixá em SP

30 de Abril
Festa em homenagema Ogum
Organização: Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
Local: Rua Romildo Finozzi, 137, Jardim Catarina
Horário: 18h30
Tel: (11) 2911-4198

Rito em homenagem a Ogum
Organização: Templo de Umbanda Vinha de Luz
Local: Rua Joaquim Rezende, 2.921, Freguesia do Ó
Horário: 19h
Tel: (11) 2368-9051


Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge
Organização: Federações e lideranças da umbanda e do candomblé da Grande São Paulo e do interior
Local: Concentração em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Horário: a partir das 14h
Tel: (11) 3453-6175

1º de Maio
Homenagem a Ogum
Organização: Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo (Aueesp)
Local: Clube da Mooca, Rua Taquari, 635, Mooca
Horário: a partir das 15h
Tels: (11) 2606-8488 e (11) 2606-8988

8 de Maio
11ª Grande solenidade em homenagem a São Jorge e Ogum
Organização: Federação dos Centros Espíritas de Umbanda do Estado de São Paulo e Escola Élcio de Oxalá
Local: Clube Acenipa, Rua Itajuibe, 329, Itaim Paulista
Tel: (11) 2231-0520

Mais notícias em:
http://www.radiovinhadeluz.com/noticias.php

Jornal O Diário de São Paulo fala sobre as Festas em homenagem a São Jorge - Orixá Ogum



Veja a matéria na íntegra

Rádio Vinha de Luz: http://www.radiovinhadeluz.com/noticias.php?id=21

Jornal Diário de São Paulo: http://www.diariosp.com.br/index.php?id=/dia_a_dia/brasil/materia.php&cd_matia=61560

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia do Índio 19/04

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.a

O índio precisa mostrar seu valor, não sendo subjulgado como acontece desde o descobrimento. Precisa mostrar seu lado guerreiro, forte, bravo.

Se o índio não tivesse essas potências, não conseguiriam viver nas selvas antes dos portugueses chegaren,, e nem depois também.

A cultua brasileira atual tem grande parcela da cultura indígena, seja na alimentação, no vocabulário, nos gestos e até no costume de tomar banho....

A adoração pelas divindades da natureza, a falta de temor da morte, a crença na imortalidade da alma e do espírito, da cura através das ervas, do poder e da vida contida nos recursos naturais (água, terra, vento, sol, lua, pedra, plantas etc). Todas esta cultura está inserida por completo em nossa cultura atual. Eles são a origem.

Salve a força espiritual indígena do Brasil e toda a América.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

RADIO VINHA DE LUZ: A nova rádio de Umbanda

Olá a todos

Está no ar.. pelas ondas da internet, a RADIO VINHA DE LUZ: A nova Rádio de UMBANDA
24 horas de programação. Por enquanto, todos poderão conferir os pontos cantados direto do interior dos terreiros e tendas de UMBANDA e as músicas populares de artistas famosos que falam , da Umbanda, dos Orixás, da espiritualidade, da fé.


Acesse a RADIO VINHA DE LUZ

http://www.radiovinhadeluz.com


e-mail: ">contato@radiovinhadeluz.com.
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com/Main#Profile?uid=15742563665127605145.
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=113609062
.

Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/radiovinhadeluz


Já é possível pedir sua música no site da rádio!!! Entre em contato conosco.

Estamos elaborando nossa programação. Em breve .. novidades´


APROVEITE

Abraços Eduardo

terça-feira, 12 de abril de 2011

Festa a São Jorge 2011 - Festa de Ogum 2011

Olá Pessoal Segue abaixo uma lista de eventos das Homenagens a São Jorge - Orixá Ogum de 2011.
Nossos esforçados irmãos de fé todos os anos se unem a prestigiar o Patrono da Umbanda.
E muitos irmãos se interessam em ir às festas nos terreiros, ginásios e carreatas em todo o país.
Assim disponibilizamos abaixo o calendário das festividades. Quem souber de mais alguma festa. enviem um e-mail a tuvinhadeluz@gmail.com


Calendário de Homenagens São Jorge - Orixá Ogum 2011


23/04/2011- 8ª Festa de São Jorge - Santo Padroeiro
Organização: Projeto Filhos do Cacique Tenda de Umbanda Cacique Pena Vermelha e Ogum Iara
LOCAL: Rua Estado de Sergipe, 829 F, Jardim Imperador, - São Paulo - SP
Horário : às 18:00 horas
Fone: (11) 2721-3015
BLOG: http://filhosdocacique.wordpress.com/


29/04/2011- Festa em Homenagem a Senhor Ogum
Organização: Templo de Umbanda Caboclo Assobiador
LOCAL: Rua Raimundo Mattiuzzo, 829 F, Cangaíba, - São Paulo - SP
Horário : às 19:00 horas

BLOG: http://cabocloassobiador.blogspot.com/2011/04/festa-de-ogum.html



30/04/2011- Festa em Homenagem a Senhor Ogum
Organização: APEU - Associação Pesquisas Espirituais Ubatuba / Templo de Umbanda Branca Caboclo Ubatuba
LOCAL: RUA Romildo Finozzi , 137 - Jardim Catarina - São Paulo - SP
Horário: 18:30 horas . Traga espadas de São Jorge para serem imantadas pelas entidades incorporadas.
FONE: (11) 2911-4198 –
E.MAIL: cabocloubatuba.apeu@hotmail.com
SITE: www.apeu.rg.com.br
BLOG: http://apeuumbanda.blogspot.com



30/04/2011- Rito em Homenagem ao Orixá Ogum
Organização: Templo de Umbanda Vinha de Luz
LOCAL: RUA Joaquim Rezende, 291 Freguesia do Ó - São Paulo - SP
Horário: 19:00 horas .
FONE: (11) 2368-9051 ou 11 6383-9484
E.MAIL: tuvinhadeluz@gmail.com
BLOG: http://templovinhadeluz.blogspot.com/



01/05/2011- 54ª Homenagem à São Jorge - Orixá Ogum
Organização: Vale dos Orixás e União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil
LOCAL: Estrada da Cachoeira do França s/n Saída Km 332 Sul Rodovia Régis Bittencourt - Juquitiba - SP
FONE: (11) 3085-0738 ou 11 3062-7450
SITE: http://www.uniaodetendas.com.br



01/05/2011- Homenagem à Ogum
Organização: Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo
LOCAL: Clube da Moóca - Rua Taquari 635 - Moóca - São Paulo - SP
Entrada: 1kg de alimento não perecível
SITE: http://colegiodeumbanda.com.br


01/05/2011- 20ª Festa em Homenagem ao - Orixá Ogum
Organização: FUCABRAD
LOCAL: Ginásio Poliesportivo Airton Senna - Rua Oriente Motti, 115 - Centro Diadema - SP
Horário: 13:00 horas
FONE: 11- 4048-2526 ou pelo email leobete@uol.com.br


08/05/2011- 11ª Grande Solenidade em Homenagem São Jorge Guerreiro- Orixá Ogum
Organização: Federação dos Centros Espíritas de Umbanda do Estado de São Paulo / Escola de Curimba Élcio de Oxalá
LOCAL: Clube Acenipa - Rua Itajuibe nº 329 (altura nº5383 Av Mal. Tito) Itaim Paulista - São Paulo - SP
FONE: (11) 2231-0520
SITE: http://grupoespiritanovafamilia.blogspot.com/


15/05/2011- 40ª Festa Vamos Saravá Ogum em Osasco 2011 Organização: União Regional Umbandista da Zona Oeste da Grande São Paulo / Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino
LOCAL: Ginásio Municipal de Esportes - Prof. José Liberatti - Praça Lucas Pavão, s/nº Presidente Altino - Osasco/SP
Horário : às 13:00 horas
Fone: (11) 3682-6679
BLOG:


22/05/2011- 2ª Festa de Ogum de São Bernardo do Campo
Organização: AFECAB - (Associação Federativa da Cultura e cultos Afro-Brasileiros de SBCampo)
LOCAL: Ginásio do Baetão: Av. Armando Italo Setti 901 - Baeta Neves-São Bernardo do Campo - SP
Horário: 11:00 horas .
FONE: (11) 6279-968 / 11 9381-8306 / 11 9491 7139
E.MAIL: festadeogumsbc@hotmail.com
BLOG:

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Canal de vídeos no YouTube

Olá pessoal Que alegria! Está no ar o canal do Templo Vinha de Luz no YouTube!!

Lá colocaremos alguns clipes e músicas da do movimento Umbandista, os arquivos de nossas atividades, com relatos e orientações dos mentores da casa, relatos dos médiuns e claro a apresentação dos trabalhos pela Dirigente Débora Martin Zangrossi. Acesssem e deem sugestões:

O endereço é: http://www.youtube.com/grupoflordaterra

Abraços fraternos Eduardo